GDF autoriza estudos para implantação de VLT entre Taguatinga e Ceilândia





O Governo do Distrito Federal (GDF) avançou mais uma etapa rumo à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que deve ligar Taguatinga a Ceilândia. Nesta quinta-feira (15), a governadora em exercício Celina Leão autorizou a contratação dos estudos e anteprojetos que vão embasar o novo sistema de transporte coletivo. O traçado previsto tem cerca de 15 quilômetros de extensão, passando pela Estrada Parque do Contorno — Pistão Sul e Norte — e pela Avenida Hélio Prates, dois dos principais corredores viários da região.


Segundo Celina Leão, o VLT é um investimento estratégico para o futuro da mobilidade urbana no Distrito Federal. “Estamos dando início aos estudos, que têm prazo máximo de 12 meses para conclusão. Paralelamente, já começamos as conversas com bancos internacionais para viabilizar o financiamento dessa obra, que vai requalificar todo o centro. A proposta é integrar o VLT ao metrô, ampliando o alcance do transporte público e transformando completamente essas cidades, beneficiando moradores e comerciantes”, afirmou.


A concorrência eletrônica contempla a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos anteprojetos de engenharia, com investimento estimado em R$ 7.244.611,49. Essa fase é considerada fundamental para avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do novo modal, que tem como objetivo ampliar a oferta de transporte público de alta capacidade, com mais conforto, eficiência e integração urbana.


Os estudos técnicos irão analisar alternativas de traçado, estimativas de demanda de passageiros, custos de implantação, benefícios socioeconômicos e possíveis impactos ambientais. Com base nesses dados, o GDF poderá definir o melhor modelo para a implantação do sistema. Para o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, o VLT representa a continuidade do processo de requalificação urbana da região. “Vamos levar um veículo sobre trilhos para a Hélio Prates, melhorando o transporte público, a acessibilidade e o conforto dos usuários. Nosso foco é melhorar a qualidade de vida e dar mais dignidade a quem depende do transporte coletivo”, destacou.


Caso a viabilidade seja confirmada, a empresa vencedora da licitação também ficará responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo, que detalharão itens como estações, terminais, centro de manutenção, material rodante e sistemas operacionais.


De acordo com o cronograma, o edital foi disponibilizado em 13 de janeiro, com início imediato do recebimento das propostas. A abertura está prevista para o dia 9 de março, por meio da plataforma www.gov.br/compras.


A notícia foi recebida com expectativa por moradores da região. A autônoma Leiliana Silva, de 43 anos, moradora de Ceilândia, avalia que o VLT deve facilitar o deslocamento diário. “Vai impactar a vida de todo mundo. Quem precisa se deslocar entre as cidades vai ganhar tempo e evitar o trânsito”, afirmou. Já a dona de casa Camila Muzio, de 36 anos, acredita que o novo modal pode aliviar a lotação do transporte atual. “Ter mais uma opção vai fazer muita diferença no dia a dia, principalmente para quem precisa ir com frequência a Taguatinga”, disse.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/gdf-autoriza-estudos-para-implantacao-de-vlt-entre-taguatinga-e-ceilandia/?fsp_sid=248437

Postar um comentário

0 Comentários